De acordo com a pesquisa da International Business Brokers sobre venda de negócios, cerca de 70% de todas as empresas nunca chegarão ao mercado público para venda. E das que estão anunciadas para venda, apenas 50% serão realmente vendidas. Aqui estão as sete razões pelas quais as empresas não conseguem ser vendidas.
Se na sua carteira de Clientes detiver um único cliente responsável por mais de 30% da receita anual, é provável que tenha dificuldades para vender o seu negócio. O risco desta elevada receita, concentrada num único cliente, é muito alto para a maioria dos compradores. Além disso, os legisladores de políticas internas dos bancos comerciais ou de Fundos, provavelmente não aprovarão um empréstimo ou operação nessas circunstâncias. Uma base diversificada de clientes leais cria uma situação ou base ideal para vender um negócio.
Começar com a avaliação do negócio por meio da devida diligência e, em seguida, até o fecho, ter os registos precisos e actualizados é absolutamente essencial. As informações básicas necessárias para vender uma empresa com sucesso incluem declarações de impostos, declarações de lucros e perdas e uma lista de ativos que estão a ser vendidos. Além disso, pode ser solicitado que também forneça relatórios de mapas salariais, depreciações, lista de contratos, documentação de licenciamento e muito mais.
Não é incomum que os proprietários, gestores adiem a substituição de equipamentos, máquinas ou veículos antigos da empresa. Adiar estas despesas de capital necessárias é uma ótima maneira de preservar a liquidez. Mas poderá não ser uma boa estratégia para fazer uma empresa crescer ou maximizar o valor do negócio. Eventualmente, o potencial novo proprietário da empresa terá que investir dinheiro na substituição ou atualização desses ativos. Se for deixado para o comprador, o valor do negócio provavelmente poderá ser descontado.
Os negócios mais vendáveis são aqueles que não dependem única e exclusivamente da envolvência diária do proprietário ou sócios. Isso pode exigir mudanças nos processos de negócios, implementação de novas tecnologias ou contratação de funcionários com responsabilidades acrescidas e autonomia. O relacionamento com clientes e fornecedores deve ir além do proprietário para incluir outros funcionários.
Existem poucos compradores que pretendem adquirir uma empresa em dificuldades. As pessoas que compram empresas desejam ver o retorno de seu investimento. Eles querem saber se o negócio é escalonável, acima de tudo. Não é incomum para o proprietário de uma empresa se desgastar e perder a motivação para fazer o negócio crescer. O negócio também pode estar sujeito a forças de mercado que eles não podem controlar. O momento certo da venda do negócio é a chave do processo.
O que são forças de mercado? Algo que possa impactar na oferta ou procura de um produto ou serviço. Isso inclui forças sociais, económicas, tecnológicas, políticas, demográficas ou competitivas que mudam e moldam a forma como as empresas competem no mercado. Por exemplo, as mudanças na taxa de juros têm impacto sobre os compradores em potencial e sua capacidade de pedir dinheiro emprestado para comprar produtos/serviços ou mesmo empresas. Ou se uma nova tecnologia surgir no mercado que elimine a necessidade do serviço específico prestado por essa empresa.
Existem vários setores, negócios e empregos que exigem licenciamento específico para fornecer um produto ou serviço. Devido às restrições de licenciamento, o número de compradores em potencial para sua empresa pode ser reduzido significativamente para apenas aquelas pessoas ou entidades que já possuem o devido licenciamento adequado.
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